Facebook Twitter RSS

Os Simpsons e à Arte


Quem disse que Os Simpsons também não é cultura? Confira as melhores (e mais hilárias) referências a obras de arte antológicas espalhadas nos episódios da série.


Simpsons08 História da Arte contada pelos SimpsonsThe Simpsons

 
No ar há mais de vinte anos, a série Os Simpsons aborda de forma bem humorada os mais diversos assuntos, da hipocrisia do american way of life a questões religiosas, familiares e ambientais. Para fazê-lo, o desenho utiliza diversas referências e, algumas vezes, conta inclusive com “participações especiais” de pessoas reais, que surgem em sua versão amarela para interferir na vida da família de Homer Simpson.
Os olhares mais atentos também podem acompanhar as várias referências a artistas famosos e momentos cruciais da História das Artes Visuais, de Picasso e Dalí às latas de sopa Campbell de Andy Warhol. Vamos relembrar os principais momentos?


Um pesadelo com Andy Warhol


Simpsons02 História da Arte contada pelos SimpsonsThe Simpsons
 
No décimo nono episódio da 10ª temporada, Homer torna-se um artista underground depois de acertar o carro de um galerista com sua churrasqueira (?). Marge leva o chefe da família Simpson para visitar um museu de arte, o que é seguido de um pesadelo – cheio de referências – do patriarca: Homer é atacado por diversas obras famosas, do Homem Vitruviano de Da Vinci a latas de sopa Campbell arremassadas por Andy Warhol em pessoa.

Vovô em Nighthawks


Simpsons06 História da Arte contada pelos SimpsonsThe Simpsons
 
nighthawks História da Arte contada pelos Simpsons

Na segunda temporada, a namorada de Vovô morre, deixando a ele uma bela herança. Como resultado, o velhinho resolve viver todos os seus sonhos, que incluem ficar no balcão pintado por Edward Hopper na famosa obra Nighthawks (1942).


Tirando onda de Escher


Simpsons03 História da Arte contada pelos SimpsonsThe Simpsons
Escher 01 História da Arte contada pelos SimpsonsM. C. Escher
 
Pelo jeito, o pessoal por trás de Os Simpsons tem uma queda pelo M. C. EscherNo sexto episódio da temporada 6, vemos uma bela piadinha cm Relatividade, uma das obras mais famosas do mestre das ilusões.
Não satisfeitos, os Simpsons ainda vivem o Ascendendo e Descendendo, a escada paradoxal de Escher, na segunda temporada da série.

Simpsons09 História da Arte contada pelos SimpsonsThe Simpsons
 
Escher 02 História da Arte contada pelos SimpsonsM. C. Escher
 

Mais e mais Bansky

  

Simpsons07 História da Arte contada pelos Simpsons 
Mesmo depois da polêmica abertura dos Simpsons parodiada pelo Bansky — em que ele mostrava crianças de países asiáticos sendo escravizadas para produzir produtos de merchandising da série (veja abaixo) — os seus criadores não deixaram de fazer um pequeno tributo ao documentário Exit Through the Gift Shop, documentário do próprio Bansky que retrata os bastidores da street art.
No episódio que leva o sugestivo nome de Exit Through The Kwik-E-Mart, já na vigésima terceira temporada, é a vez de Bart Simpson tornar-se um artista. Ao longo do desenho, podemos ver referências a Rob English, Shepard Fairey, Kenny Scharf e mesmo o incrível Keith Haring.




Nem Bosch escapou


Simpsons04 História da Arte contada pelos Simpsons



                        Bosch História da Arte contada pelos Simpsons
Hieronymus Bosch
 
Nem o famoso tríptico de Hieronymus Bosch, pintado em 1504, escapou dos Simpsons. No episódio Bart é atropelado (Segunda temporada, episódio 1o), o filho de Homer sofre alucinações em que vê um inferno similar ao pintado por Bosch.


Dempsey e Simpson


Simpsons05 História da Arte contada pelos SimpsonsThe Simpsons
 
dempsey firpo História da Arte contada pelos SimpsonsGeorge Bellow
 
Na oitava temporada, Homer tem seu momento como boxeador no terceiro episódio — homenagem explícita em famoso Dempsey and Firpo (1924), de George Bellow.


Cães jogando póquer… de novo, e de novo, e de novo…


caes jogando poquer História da Arte contada pelos SimpsonsCassius Marcellus Coolidge
 
Simpsons 10 História da Arte contada pelos SimpsonsThe Simpsons
 
Para encerrar essa verdadeira aula de arte com Os Simpsons, nada melhor que apontar a referência mais utilizada na série: o célebre Cães Jogando Póquer, de Cassius Marcellus Coolidge. Agora, se você acha que a frequência da obra na série é elogio, vale a pena conferir a reação de Homer ao quadro no quinto episódio da quinta temporada:

Fonte:

3 comentários:

  1. kkk eh bala a voz do homer em inglês, e a dos cães jogando pôquer e as escadas ja tinha percebido, pergunta: vcs do maniacos e do futuramabr são sócios ou coisa do tipo?

    ResponderExcluir
  2. É [de Futurama] ou [do Futurama]?

    ResponderExcluir